top of page

PROJETOS EM ANDAMENTO

MARILDO NERCOLINI - PROJETOS EM ANDAMENTO

PESQUISA

 

1. "Quem Sabe de Mim Sou Eu": cidadania, protagonismo, autonomia e inclusão produtiva de jovens em vulnerabilidade social

2023 - Atual

Descrição: Esse projeto de pesquisa aplicada e extensão tem como objetivo principal desenvolver uma metodologia de ensino que articule ferramentas de comunicação e práticas culturais de modo a estimular um processo de transformação das subjetividades de jovens em vulnerabilidade social e econômica. A pesquisa mobiliza os conceitos e amplifica as experiências anteriores da equipe que atua, desde 2012, em favelas e escolas periféricas e, desde 2021, no CRIAAD/Niterói no âmbito do edital pdpa uff/fec/pmn 2020. Nessa nova fase, o projeto se destina a capacitar, em dois anos e meio, renováveis por igual período, 700 jovens (divididos em 20 turmas) e adolescentes moradores de Niterói, matriculados nas escolas do município, que fazem parte do programa poupança escola, implementado pela Secretaria Municipal de Governo de Niterói. Trata-se, portanto, de uma parceria entre a UFF, a FEC e a Secretaria de Governo da Prefeitura de Niterói..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Kléber Santos de Mendonça - Coordenador / Flora Daemon - Integrante / BRUNO PACHECO - Integrante / Anderson Ribeiro - Integrante / Manaíra Carneiro - Integrante / Eduardo Baptista - Integrante / Nicolly Barbosa - Integrante.

2. IDENTIDADE, MEMÓRIA E TERRITORIALIDADES MEDIADOS PELA MÚSICA: OS USOS CONTEMPORÂNEOS DA MÚSICA NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO

2013 - Atual

Descrição: Partindo do entendimento do território como espaço construído histórico-socialmente, o que implica tanto uma apropriação simbólica/cultural (em seu sentido mais imaterial), quanto um ?domínio? político/econômico (com traços mais propriamente materiais), de um espaço socialmente partilhado, o que implica em constante luta política pelo significar social, pretende-se pensar como/em que medida o consumo da música contribui no processo de territorialização nas comunidades periféricas cariocas. Em outros termos, como e em que medida os usos da música contribuem para transformar um espaço em território e o processo sócio-político-comunicacional que isso envolve. Pretende-se, portanto, trabalhar os usos contemporâneos da música nas periferias cariocas para o processo de territorialização/reterritorialização desses espaços, a partir da constatação da importância fundamental da música como instrumento de sociabilidade, meio privilegiado para narrar-se e narrar o espaço em que se vive, contribuindo assim para a criação de memória e identidade sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Coordenador / Ioná Ricobello de Souza - Integrante / Kyoma Silva Oliveira - Integrante / Daniel Domingues Barbosa - Integrante / Larissa Souza Ferreira - Integrante / Francisco Verani Protasio - Integrante / Bruno Souza Norbert Costa - Integrante / Andre Strauch Feres - Integrante / Déborah Batista Galeano Arco de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 31

3. Laboratório Avançado de Investigação, Experimentação e Circulação de Saberes: favela, protagonismo social e práticas culturais-comunicacionais

2013 - Atual

Descrição: Este projeto de pesquisa reúne três professores/pesquisadores de dois Programas de Pós- Graduação da UFF com o objetivo de promover a articulação entre a universidade e algumas comunidades do Rio de Janeiro em termos de intercâmbio de saberes. Trata-se, por um lado, de um conjunto de investigações articuladas, voltadas a mapear e complexificar questões culturais e comunicacionais consideradas fundamentais, oriundas das relações entre memória, territorialidade, narrativas, juventude e identidades culturais em favelas cariocas. Por outro lado, e tendo como base os referenciais teórico-metodológicos dos Estudos Culturais e das Teorias do Discurso e da Narrativa, a criação do Laboratório pretende, também, possibilitar a circulação de saberes, promovendo ações de experimentações narrativas, em diferentes mídias, desenvolvidas pelos jovens moradores dessas comunidades. Tal espaço de investigação, reflexão crítica e produção de conteúdos e saberes reunirá, de modo horizontalizado, professores/pesquisadores, jovens estudantes da UFF e jovens moradores das favelas. Entender a maneira como os moradores das comunidades interpretam as suas próprias práticas culturais, o fazer midiático a respeito de seus territórios e as possibilidades de utilização de novas ferramentas de comunicação é, também, dimensionar o papel dos meios de comunicação no processo de (re)construção de práticas culturais nas comunidades. Assim, será possível identificar e mapear sentidos e apropriações das tecnologias comunicacioniais, instrumentalizadas pelos moradores como táticas de afirmação identitária e de práticas culturais, articulando narrativas de si, memória e resistência cultural. O Laboratório pretende, em outra frente do projeto, criar condições de, a partir do desenvolvimento de uma visão crítica a respeito de tais conteúdos simbólicos, incentivar a construção e veiculação de conteúdos midiáticos alternativos, desenvolvidos pelos moradores dessas mesmas comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Ana Enne - Integrante / Kléber Santos de Mendonça - Coordenador / Flora Daemon - Integrante.
Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

4. Laboratório de Mídia e Identidade - LAMI

2012 - Atual

Descrição: O Laboratório de Mídia e Identidade - LAMI foi criado em 2003, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense - PPGCOM/UFF, sob a coordenação da professora Dra. Ana Lucia Enne. Entrei no grupo em 2012, para dividir a coordenação do grupo junto com a prof. Ana Lúcia Enne com o objetivo de agregar pesquisadores voltados para os estudos midiáticos em uma perspectiva interdisciplinar. A idéia é aglutinar pesquisas que envolvam principalmente temáticas ligadas às questões da identidade, da memória, da narrativa, da cultura, do discurso, da violência e do poder, associadas aos processos midiáticos. O LAMI sedia também um grupo de estudos, o GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação e Sociedade).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Ana Enne - Coordenador.

Laboratório de Mídia e Identidade - LAMI 

IACS/UFF
Rua Lara Vilela, 126 - São Domingos - Niterói/RJ 

Coordenadores:

prof. Dra. Ana Lucia Enne - anaenne@id.uff.br 
prof. Dr. Marildo Nercolini -
mjnercolini@gmail.com

Foto de Capa: gentilmente cedida por Maria Buzanovsky

Criação da logo: Danielle Brasiliense

Webmaster: Ivy Lacerda

bottom of page