PROJETOS CONCLUÍDOS
MARILDO NERCOLINI - PROJETOS CONCLUÍDOS
- PESQUISA
1. Quem sabe de mim sou eu: consciência crítica, autonomia e inclusão
2020 - 2022
Descrição: O projeto de pesquisa e extensão propõe uma intervenção social visando reduzir a reincidência da criminalidade juvenil em dois grupos: jovens autores de atos infracionais que cumprem medidas socioeducativas no CRIAAD/Niterói e egressos do sistema socioeducativo que vivenciam processos contínuos de exposição à violência em comunidades do município. Atendendo o Plano Estratégico Niterói que Queremos e as ODS da Agenda 2030, busca-se diminuir o impacto da sociabilidade violenta em jovens em vulnerabilidade socioeconômica. Mobilizaremos experiências anteriores da equipe que atua e pesquisa, desde 2012, em favelas, escolas periféricas e unidades prisionais. São cinco eixos de pesquisa-ações: 1) Aproximação e diagnóstico dos jovens que cumprem medidas socioeducativas no CRIAAD/Niterói; 2) Registro audiovisual de trajetória de vida, articulando dimensões de presente, passado e futuro desses jovens com vistas à sua análise a posteriori; 3) Proposição de dinâmicas e atividades lúdico-criativas vinculativas, de autoconsciência e expressão; 4) Escuta, autoexame e conformação de projeto de vida, baseado na ideia de empreendimento de si que rompa com a lógica de destino violento e compulsório; 5) Desenvolvimento de atividades que tornem os jovens multiplicadores da ação em suas referidas comunidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Kléber Santos de Mendonça - Coordenador / Flora Daemon - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2. Crítica cultural e novas estratégias de comunicação e ação: um estudo da crítica musical massiva.
2008 - 2013
Descrição: O tema de pesquisa que este projeto quer desenvolver gira em torno das seguintes questões: Como a crítica musical tem se posicionado diante das transformações pelas quais a cultura contemporânea vem passando? De que maneira os críticos vêm analisando as novas cenas musicais surgidas a partir dos anos 90, marcadas por novos pressupostos de criação de músicos-compositores ligados a música popular massiva? Que instrumentos analíticos tem usado e quais os mecanismos de validação crítica e de divulgação o crítico tem se valido? A partir dessas questões, pretende-se com esse projeto: analisar o papel hoje do crítico musical ligado à música massiva, quais seus critérios de avaliação e como tais critérios são selecionados e usados em seu ofício; analisar a relação do crítico musical com a imprensa massiva, até há pouco tempo, seu espaço privilegiado de atuação, e perceber quais os pressupostos dessa atuação hoje e as transformações que vem sofrendo; detectar e analisar os novos espaços de crítica musical que estão sendo criados, sobretudo a partir do uso das novas tecnologias comunicacionais (Internet, blogs, listas de discussão, sites...) e quais as suas relações com os meios de produção e circulação da música massiva; estabelecer um estudo comparativo entre a crítica veiculada pelos jornais impressos e a feita em blogs e sites especializados em música, comparando o trabalho crítico realizado na imprensa escrita e nesses novos espaços criados contemporaneamente; detectar e analisar como são as relações que o crítico musical estabelece com os criadores (músicos e compositores), a indústria fonográfica, a mídia e seus companheiros no campo da crítica; detectar e analisar em que parâmetros o crítico de música massiva estabelece as relações com o público leitor em potencial, que espaços ocupa para fazer circular seu trabalho crítico e que estratégias usa. Palavras-chave: cultura contemporânea, crítica cultural, crítica musical, música massiva, mediações, novas tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Coordenador / Ivonete da Silva Lopes - Integrante / Marina Caminha - Integrante / Amílcar Bezerra - Integrante / Selene Ferreira - Integrante / Ioná Ricobello de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 14
3. Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas, Lazer e Tecnologias da Comunicação - LabCult.
2006 - 2012
Descrição: Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas, Lazer e Tecnologias da Comunicação - LabCult. Grupo de estudo e pesquisa com foco no entretenimento. Música eletrônica, gêneros da música massiva, novas tecnologias para a produção, circulação e consumo musical; além de reflexões sobre a estética dos games e narrativas digitais são alguns dos temas pesquisados. O grupo é coordenado por Simone Pereira de Sá e vinculado à linha de Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF) e ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Simone Pereira de Sá - Coordenador / Heitor da Luz Silva - Integrante / Marcelo Garson - Integrante / Luís Adolfo Andrade - Integrante / Lucas Waltemberg - Integrante / Fernanda costa e Silva - Integrante / Tiago José Lemos Monteiro - Integrante.
4. Representações do intelectual contemporâneo - sub-projeto do Projeto Integrado "Subjetividades negociadas: reconfigurações de sujeitos na cultura contemporânea"
2001 - 2005
Descrição: O projeto pretende desenvolver pesquisa sobre o papel do intelectual neste século e analisar as representações contemporâneas destes atores, repensando o papel que lhes cabe no quadro da realidade do início do século XXI, globalizada, pós-colonial, preocupando-se com a situação latino-americana e, mais especificamente, brasileira. Editar a Revista Eletrônica Z, produzida no PACC/UFRJ, destinada a funcionar como espaço de multiplicação do debste desenvolvido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Beatriz Resende - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8
"5. Vamo Imbolá": A canção popular repensa as fronteiras globalizadas
2000 - 2004
Descrição: Trabalhando nos interstícios, dialogando com elementos globais, tecnologias de ponta e estratégias multidirecionais, mas sem esquecer o que lhe é diferencial e ao mesmo tempo sua moeda de troca: os elementos próprios da cultura onde vivem e criam, o Rock Nacional Argentino (RNA) e a Música Popular Brasileira (MPB) estão inseridos na sociedade de seu tempo e são capazes de captar as transformações pelas quais a sociedade passa, criando a partir dela. Tanto a MPB quanto o RNA têm uma grande importância no imaginário de toda uma geração pós-60 em seus países de origem. Os dois movimentos musicais ajudaram a construir um espaço de manifestação e expressão até então inexistente para uma nova geração que surgia. A partir dos anos 90, em um mundo em que as fronteiras estão rasuradas e as identidades cindidas, esses artistas, contemporâneos do tempo em que vivem, têm uma produção artística e uma postura de criação que dialogam diretamente com esse novo contexto. Transitam por diferentes gêneros, reciclam e traduzem o local de onde vêm, com seus costumes e tradições, colocando o local em contato com a cultura globalizada, dando-lhe uma amplitude cosmopolita, sem perder, no entanto, a dimensão própria. Essa tese pretende analisar comparativamente as trajetórias da MPB e do Rock Nacional Argentino, com ênfase na produção dos anos 90 de Chico Science (e o Movimento Manguebeat) e Zeca Baleiro, no Brasil; e as bandas Divididos e Patricio Rey y sus Redonditos de Ricota, na Argentina.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 14
6. Exclusões nas Histórias Literárias do Modernismo Brasileiro
2000 - 2001
Descrição: Projeto Integrado coordenado por Beatriz Resende. Pretende "reconsiderar" a questão da inclusão/exclusão da produção literária não canônica na História da Literatura Brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Beatriz Resende - Coordenador / Claudio do Carmo Gonçalves - Integrante / Moana Mayall Vargens - Integrante / Valeria Lamego - Integrante / Mariana Tavares de Albuquerque - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
7. Artista-intelectual: a voz possível em uma sociedade que foi calada
1994 - 1997
Descrição: Numa situação de ditadura militar como a que vivia o Brasil nesse período (64-69), o aparato repressivo cerceava a PALAVRA do intelectual, seu principal instrumento. Essa PALAVRA era considerada subversiva, pois buscava ser a consciência da sociedade, e, portanto, colocar em foco a situação de autoritarismo e repressão. Impedida de ser falada, essa PALAVRA se reveste de LINGUAGEM POÉTICA, DE SONS e de IMAGENS, passando a ser difundida pela música. Os músicos-compositores brasileiros, no trabalho representados por Chico Buarque e Caetano Veloso, exerceram o papel de intelectuais do período da ditadura militar através de suas composições, mostrando o que em outros espaços - universitários, jornalísticos, editoriais, por exemplo - não era permitido. Para fazer isso, usam dos recursos que a poética e a música permitem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
8. Projeto-piloto de Integração entre os Cursos de Graduação e Pós-graduação do Instituto de Letras da UFRGS na Área de Literatura Anglo-americana
1992 - 1994
Descrição: Projeto coordenado pela Prof. Sandra Maggio, com o objetivo de estabelecer a integração entre alunos e professores da graduação e pós-graduação em torno de temas de interesse comuns, para estudo e debate. Tal projeto originou sub-projetos, dos quais fui projetista: Grupo de Estudos Literários - GEL e Oficina de Leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Sandra Maggio - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
9. Sub-projeto Grupo de Estudos Literários - ligado ao Projeto Piloto de Integração entre os Cursos de Graduação e Pós-graduação do Instituto de Letras da UFRGS na Área de Literatura Anglo-americana
1992 - 1994
Descrição: Grupo interdisciplinar de estudo e debate em volta de temas ligados a Literatura, Sociologia, Psicanálise, Música. O GEL foi um espaço de amplo debate sobre temas ligados à Literatura, buscando estabelecer conexões com profissionais de diferentes áreas do conhecimento (sociólogos, antropólogos, psicólogos e literatos), os quais eram convidados a participar de encontros em que apresentavam suas idéias ou mesmo participavam como membros efetivos do grupo. Os participantes eram graduandos, pós-graduandos e professores do Instituto de Letras, além de outros profissionais de áreas afins..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marildo José Nercolini - Integrante / Sandra Maggio - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7