top of page

PROJETOS CONCLUÍDOS

Ligados à professora Ana Enne

 

- Mídia e Exclusão Social: um olhar etnográfico (contemplado com o Edital PRODOC CAPES 2003 e 2005 e com o edital Primeiros Projetos FAPERJ 2004; contemplado com uma bolsa de IC FAPERJ)

 

Este projeto insere-se na linha de pesquisa Comunicação e Mediações, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense/UFF. Dentro dessa linha de pesquisa, uma série de projetos vinculados a professores do Programa vem se dedicando aos vínculos que os meios de comunicação estabelecem com a questão da identidade cultural. Esses projetos enfocam, sobretudo, a questão da exclusão social via ação dos meios de comunicação. Neste sentido, destacamos uma linha teórica primordial, que estamos desenvolvendo através desse projeto: a relação mídia e memória na formação de identidades locais, sobretudo em áreas de pouca visibilidade teórico-institucional -as chamadas periferias - como é o caso da Baixada Fluminense. Assim, a pesquisa Mídia e Exclusão Social: um olhar etnográfico, ponto de partida para a formação do Laboratório de Mídia e Identidade Social, se propõe a desenvolver, o sub-projeto "Imagens da Baixada na imprensa Fluminense".Em 2003, o projeto recebeu apoio da CAPES, através do Programa PRODOC e em 2004 foi contempolado com o Edital Primeiros Projetos, da FAPERJ.Além disso, o projeto contou, em 2004, com uma bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ, Betina Peppe Diniz.Para mais informações, ver o site do LAMI (http://www.uff.br/lami). E também a entrevista concedida ao Boletim da FAPERJ: http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=2611.

 

- Portal de Estudos de Mídia: democratização da comunicação como estratégias de contra-hegemonia

 

Em 2006, desenvovemos, dentro do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, um Portal digital de Estudos de Mídia (http://www.uff.br/portalmidia). Acreditamos que tal Programa de Mídia Digital compreenda as três modalidades de ações que se espera da Universidade: o ensino, a extensão e a pesquisa. As duas primeiras vêm sendo realizadas através do apoio das disciplinas do curso às atividades do Portal e de ações de inclusão digital implementadas em parcerias com outros setores internos e externos à universidade. Neste projeto, aqui apresentado, pretendemos desenvolver o terceiro vértice desse tripé, uma pesquisa acerca do papel desempenhado por uma mídia digital na promoção da cidadania e da democratização midiática em meio a uma conjuntura de globalização e monopólio da grande mídia por parte do mercado e de conglomerados econômicos e políticos. Neste sentido, este projeto se propõe a ser uma reflexão sobre a relação entre a produção de um portal digital dentro de uma universidade pública brasileira e a possibilidade de construção de modelos alternativos e contra-hegemônicos de Comunicação. Em termos metodológicos, pretendemos, a partir da bibliografia a ser consultada e discutida, mapear a ação de outros portais mantidos por universidades, em uma abordagem comparativa.

 

- Adolescentes e práticas insititucionais: arena de disputas pelo direito de significar - em parceria com o LACED (Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento), do Museu Nacional - (contemplado com o edital Direitos Humanos para Todos FAPERJ 2008)

 

Desenvolvido em parceria entre o LAMI e o LACED (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ), através do edital Direitos Humanos, da FAPERJ, sob a coordenação dos profs. doutores Antonio Carlos de Souza Lima (em nome de quem foi dada a outorga), Adriana Vianna (ambos do PPGAS/UFRJ) e Ana Lucia Enne e Marialva Barbosa (ambas do PPGCOM/UFF). Inicialmente, o projeto foi batizado como "Adolescentes infratores e práticas de confinamento: arenas de disputas pelo direito de significar". Posteriormente, a partir dos novos rumos da pesquisa, foi renomeado para "Adolescentes e práticas institucionais na Baixada Fluminense: arenas de disputa pelo direito de significar". Para mais informações, ver o site da Rede Jovem da Baixada Fluminense (http://www.uff.br/lami/redejovembaixada/redejovem.html) e a entrevista concedida ao Boletim da FAPERJ (http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=3866).

 

bottom of page