COORDENADORES

- ANA LUCIA SILVA ENNE - possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi bolsista de pós-doutorado PRODOC CAPES no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF de 2003 a 2005, PPG em que atuou como membro permanente de 2006 a 2013, orientando mestrado e doutorado. Desde 2006, é professora da Universidade Federal Fluminense/UFF, onde é professora Titular do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT). Coordena o LAMI (Laboratório de Mídia e Identidade), em parceria com o professor Marildo Nercolini, e o GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade). Foi coordenadora da Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) de 2017 a 2019. Foi vice-coordenadora do PPCULT (2013-2017) e foi vice-coordenadora do curso de graduação em Estudos de Mídia (2009-2013). É membro do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED). Tem experiência na área de cultura e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, mídia, memória, Baixada Fluminense, cultura popular, mediações, consumo, juventude, práticas de comunicação, estudos de representação, fluxos narrativos, territorialidades e pensamentos de fronteira. Contemplada no edital Primeiros Projetos (2004), Direitos Humanos para todos (2007, em parceria LAMI-LACED) e Jovem Cientista do Nosso Estado (2009), todos pela FAPERJ. Coordena os projetos de extensão Atividades do GRECOS, Ciranda de Cineclubes, Acende a luta e Clube de Leitura Glória Anzaldúa - CULEGA.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2823557639080127
Orientações já realizadas de doutorado, mestrado, TCC, iniciação científica, monitoria e extensão (até 2025): 160 - clique aqui para ver a lista completa de todos os orientandos participantes, com suas pesquisas e atividades, do LAMI.
Orientações em andamento (em 2025): 14 - clique aqui para ver a lista completa de todos os orientandos participantes, com suas pesquisas e atividades, do LAMI.
- MARILDO JOSÉ NERCOLINI - Professor Associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ, defendendo a tese: ?A Construção Cultural pelas Metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas.? Mestre em Sociologia pela UFRGS, com a dissertação ?Artista-Intelectual: A Voz Possível em uma Sociedade que foi Calada - um estudo sociológico sobre a obra de Chico Buarque e Caetano Veloso no Brasil dos Anos 60?. No momento, vem desenvolvendo o projeto de pesquisa ?IDENTIDADE, MEMÓRIA E TERRITORIALIDADES MEDIADOS PELA MÚSICA: OS USOS CONTEMPORÂNEOS DA MÚSICA NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO?, em que pretende trabalhar os usos contemporâneos da música nas periferias cariocas para o processo de territorialização/reterritorialização desses espaços, a partir da constatação da importância fundamental da música como instrumento de sociabilidade, meio privilegiado para narrar-se e narrar o espaço em que se vive, contribuindo assim para a criação de memória e identidade sociais. Tem experiência na área de Comunicação, Literatura e Estudos Culturais, com estudos, pesquisas e orientações em torno da música popular brasileira, crítica cultural, pensamento latino-americano, televisão pública, estudos de cultura, tradução cultural, identidade, territorialidade e memória. Coordena, junto com a Prof. Ana Enne, o Laboratório de Mídia e Identidade - LAMI. Um dos membros fundadores do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), onde trabalhou de 2013 até 2022.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8705178888351676
Orientações já realizadas de doutorado, mestrado, TCC, iniciação científica, monitoria e extensão (até 2025): 101 - clique aqui para ver a lista completa de todos os orientandos participantes, com sua pesquisa, do LAMI.
Orientações em andamento (em 2025): 10 - clique aqui para ver a lista completa de todos os orientandos participantes, com suas pesquisas e atividades, do LAMI.