Laboratório de Mídia e Identidade

ANA LUCIA ENNE

Coordenadora do LAMI, professora do Dpto. de Estudos Culturais e Mídia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT/UFF. Possui graduação em Jornalismo pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Antropologia pelo PPGAS/MN/ UFRJ.

MARILDO NERCOLINI

Coordenador do LAMI, professor do Dpto. de Estudos Culturais e Mídia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT/UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNISINOS, mestrado em Sociologia pela UFRGS e doutorado em Literatura Comparada/UFRJ.

O Laboratório de Mídia e Identidade - LAMI foi criado em 2003, sob a coordenação dos professores doutores Ana Lucia Enne e Marildo Nercolini, com o objetivo de agregar pesquisadores voltados para os estudos culturais e midiáticos em uma perspectiva interdisciplinar.

 

Envolve projetos de pesquisa em torno das temáticas da cultura, identidade, memória, mídia, representação, juventude, consumo, música, artes, narrativas, globalização, sensacionalismo e novas formas de mobilização social, dentre outras temáticas. Tais projetos estão relacionados tanto às atuações dos coordenadores quanto de seus orientandos de Graduação e Pós-graduação, resultando em diversas produções acadêmicas, como teses, dissertações, monografias, artigos, vídeos, sites, blogs e outros.

 

O LAMI sedia também um grupo de estudos, o GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade), coordenado pela prof. Ana Lucia Enne, no qual são desenvolvidas diversas atividades.

 

Os recursos para a consolidação do Laboratório têm sido obtidos graças ao apoio de editais das principais agências de fomento à pesquisa no Brasil, como FAPERJ, CAPES, CNPq, bem como da própria UFF.

 

É filiado ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT/UFF, sediado no IACS - Instituto de Artes e Comunicação Social.

 

PROPOSTA