top of page

ATIVIDADES EM 2015

 

1) GRUPO DE ESTUDOS  - nesse ano, o GRECOS abordou a temática do território, trabalhando textos dos geógrafos Milton Santos e Rogério Haesbaert, dentre outros autores. No segundo semestre, as atividades foram suspensas em função da greve na universidade.

 

- Programação de leituras para 2015/1 - Tema: Território e afins (ciclo 2015/1, 2015/2 e 2016/1):

 

a) 13/04, segunda-feira, 14h - textos:

 

- HAESBAERT, R. e LIMONAD, Ester. "O território em tempos de globalização". IN: Revista Etc. 2007.

 

- HAESBAERT, R. "Múltiplas dimensões da desterritorialização". IN: O mito da desterritorialização. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro 2004 p. 171-234.

 

- HAESBAERT, R. "Região, diversidade territorial e globalização".  Revista GEOgraphia – Ano. 1 – No 1 – 1999.

 

- HAESBAERT, R. "Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade". In: HEIDRICH, A. L. [et al.]. A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Canoas-Porto Alegre: Ed. ULBRA-Ed. da UFRGS, 2008. p. 19-36.

 

b) 27/04, segunda-feira, 14h - texto:

 

- SOUZA, Marcelo José Lopes de. “O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento”. In: CASTRO, Iná, GOMES, Paulo C. e CORRÊA, Roberto (orgs.). Geografia: conceitos e temas. RJ, Bertrand Brasil, 1995.

 

c) 11/05, segunda-feira, 14h - textos:

 

- BARTH, F. "Grupos étnicos e suas fronteiras". IN: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF_FERNART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguido de Grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo, ed, UNESP, 1998.

 

- OLIVEIRA, João Pacheco de. "Uma etnologia  dos "índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais". Conferência realizada no concurso para professor titular da disciplina Etnologia, Museu Nacional/UFRJ, Rio de Janeiro, 11 de novembro de 1997.

 

d) 25/05, segunda-feira, 14h - textos:

 

- SANTOS, Milton. "O retorno do território". IN; SANTOS, Milton e outros (org.). Território, globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1998.

 

- SANTOS, Milton. "O dinheiro e o territorio". Conferência de inauguração do Mestrado em Geografia da Universidade Federal Fluminense e abertura do ano letivo de 1999.

 

- Documentário "O mundo global visto do lado de cá": https://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM 

 

d) 08/06, segunda-feira, 14h - texto:

 

- SANTOS, Milton. "Introdução", pp. 9-15, Cap. 11, "Por uma geografia das redes", pp.176-189 e Parte IV, "A Força do lugar", com os caps. 14 e 15, pp. 212-231. IN: A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008.

 

- Programação de leituras para 2015/2:

 

Em função da greve, as atividades do grupo de estudos foram suspensas no segundo semestre.

 

2) CINECLUBE DO GRECOS - exibição de filmes, seguida de debate com convidados. Em algumas edições, serão realizadas também mostras e outras atividades artísticas.

 

a) DIA 22/06 às 14h30 na UFF/Campus do Gragoatá - Bloco A, Sala 305

- ATIVIDADE DE GREVE com exibição do vídeo "Milton Santos - O mais importante geógrafo do Brasil" + roda de conversa "Universidade pública: território vivido ou um não-lugar?".

 

3) CIRANDA DE CINECLUBES - projeto de troca entre a universidade e cineclubes locais. 

 

4) BLOG, SITE E REDES SOCIAIS - atualização e consolidação do Blog do GRECOS e dos novos sites do GRECOS e do LAMI, além da página do GRECOS no facebook, visando uma maior circulação das atividades e produções de ambos.

 

5) UFF DEBATE BRASIL - projeto da Universidade Federal Fluminense, criado na década de 1980, voltado para a sociedade e que põe em pauta temas polêmicos e atuais. Nesse ano, a coordenadora do GRECOS, Ana Lucia Enne, está atuando como curadora do UFF Debate Brasil, contando com a assessoria de Ohana Boy Oliveira e com o apoio técnico de Lia Ribeiro, Clara Sacco, Luiza Gomes, Ioná Ricobello, Raphael Azevedo, Bruno Pacheco e Rodrigo Freitas, todos membros do GRECOS. Sempre às 19h, no Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí).

 

a) Debate de Maio

Tema: Infância para quem? Desigualdade social e penalização da vida, com mediação de Adriana Vianna (doutora em Antropologia Social/UFRJ) e participação de Mônica Cunha (representante do Movimento Moleque), Juliana de Farias (doutora em Sociologia e Antropologia/UFRJ) e Orlando Zaccone (delegado de Polícia Civil e doutor em Ciência Política/UFF), como debatedores.

 

b) Debate de agosto

Tema: Novas tecnologias, velhas práticas? O poder do jornalismo sobre a opinião pública, com mediação de Ohana Boy Oliveira (mestre em Cultura e Territorialidades/UFF) e participação de Paula Máiran (presidente do Sindicado dos Jornalistas do Rio de Janeiro), Raull Santiago (cinematografista e comunicador popular - Coletivo Papo Reto), Octavio Guedes (jornalista e diretor do Jornal Extra), como debatedores.

​

c) Debate de setembro

Tema: A vez e a voz dos coletivos urbanos: disputas pela cidade, com Dudu de Morro Agudo (Enraizados), Dani Francisco (Terreiro de Ideias) e Carlos Meijueiro (Norte Comum), e mediação de Leonardo Guelman (PPCULT/UFF e diretor do Centro de Artes/UFF).

​

d) Debate de outubro

Tema: AFROntando o racismo: Kbela e o protagonismo das mulheres negras em cena, com Janaína Damaceno (UERJ E PPCULT/UFF), Silvana Bahia (Olabi) e Daiane Ramos (Mulheres de Pedra), e mediação de Ohana Boy (PPCULT/UFF).

​

e) Debate de novembro

Tema: A fantástica fábrica do preconceito: mídia, representação social e senso comum, com Marcelo Freixo (professor e deputado estudal PSOL/RJ), Kleber Mendonça (diretor do IACS e professor de Estudos de Mídia/UFF) e Dani Araújo (Bem TV), e mediação de Ohana Boy (PPCULT/UFF).

​

- Debates que foram planejados e organizados para junho e julho, mas que não puderam ser realizados em função da greve (da mesma forma, o professor Márcio Castilho, do curso de Jornalismo da UFF, foi convidado a participar do UFF Debate sobre a questão do jornalismo, mas não pode aceitar em razão da greve): a) junho - tema: Vozes abertas da América Latina: processos de democratização política e midiática, convidados Dênis de Moraes, Gustavo Gindre e Paula Máiran, com mediação de Lívia Reis; b) julho - tema Na Babilônia moderna: mídia e representatividade, convidados Jean Wyllys e Pedro Bial, com mediação de Marildo Nercolini.

 

Saiba mais sobre o  UFF Debate Brasil no facebook.

bottom of page