top of page

ATIVIDADES EM 2012

 

No decorrer de 2012, o GRECOS não realizou, em virtude de compromissos de pesquisa e de docência da coordenadora, bem como em consequência da greve unificada da universidade pública, suas atividades de estudo.  Foi realizada somente uma discussão, para fechar o ciclo de leituras sobre Z. Bauman realizado no segundo semestre de 2011, em março de 2012 com a discussão de capítulos do livro Amor líquido.

 

Mas outras atividades foram implementadas. Por exemplo, em 2012 iniciou-se a produção, via GRECOS, de alguns modelos de oficinas de crítica midiática, que foram aplicadas junto a jovens em diversos projetos, como o Solos Culturais, promovido pelo Observatório de Favelas em cinco comunidades do Rio de Janeiro (Manguinhos, Cidade de Deus, Penha, Rocinha e Alemão) e as atividades desenvolvidas como parte das tarefas do Edital Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ , junto ao Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), colégio estadual localizado em Niterói,  em parceria com a professora de Sociologia Lídice de Barros Guerrieiro. Nas atividades, que geraram oficinas de Mídia, Juventude e Representação, bem como de Cultura do Consumo, participaram as bolsistas de Iniciação Científica Andressa Lacerda e Lia Ribeiro, ambas bolsistas CNPQ/PIBIC/UFF e alunas do curso de Estudos de Mídia, e mestranda em Comunicação Gyssele Mendes Pereira, todas membros do GRECOS. Estes modelos de oficinas de crítica midiática serão reelaborados para futuras atividades de extensão.

 

Por fim, também constituíram atividades promovidas pelo GRECOS as palestras e oficinas ministradas pela coordenadora sobre a temática da cultura e seus múltiplos sentidos, em especial sua interseção com a questão do “popular”, bem como a da juventude, em diversos eventos e instituições, como a Escola SESC, SESC de Três Rios, Observatório de Favelas, ESPM SP e outros.

 

Além das atividades acima, o Blog do GRECOS continuou com suas produções e publicações.

bottom of page