top of page

RELEASE SOBRE O PROJETO CIRANDA DE CINECLUBES

Um rodízio de cineclubes de diversas cidades do Estado do Rio, realizado com apoio da universidade pública, em que cada um apresentaria uma sessão de filmes e, ao final, contaria um pouco de sua história e discutiria com a plateia seus acertos e dificuldades. Este foi o sonho que levou à criação do projeto de extensão Ciranda de Cineclubes, que desde setembro está ocorrendo uma vez por mês no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), da Universidade Federal Fluminense.

Na sessão de estreia, o CineolhO, de Niterói, foi o primeiro a se apresentar gratuitamente para o público presente. Cerca de sessenta pessoas, dentre universitários e não universitários, das mais diversas idades e origens, assistiram aos filmes programados e depois debateram animadamente com os responsáveis pelo Cineclube sua metodologia de atuação. Dentre as falas, muitas indicaram a motivação de criarem novos cineclubes.

- Cineclubes são grupos que se organizam para exibir filmes, que serão assistidos coletivamente e muitas vezes debatidos pelo público. É uma ferramenta importante de circulação da produção audiovisual, onde há carência de salas de cinema, como em Niterói, por exemplo, ou mesmo quando se pretende tematizar mais os filmes a serem exibidos, por um recorte estético ou ético, como só exibir filmes europeus, ou de arte, ou que apresentem uma leitura crítica sobre o mundo, dentre outras seleções possíveis. Além do mais, são espaços de socialização importantes e nossa proposta maior, com o projeto Ciranda de Cineclubes, é estimular a criação de novos e consolidação de cineclubes já existentes – afirma a professora da UFF Ana Lucia Enne, idealizadora e coordenadora geral do projeto.

A Ciranda de Cineclubes é desenvolvida pelo GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade), coordenado pela professora Ana Enne, que já conta com um cineclube atuante, o CINECLUBE DO GRECOS, desde 2009. Para sua viabilização, a professora, que faz parte do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, buscou uma parceria com o departamento de Cinema e Audiovisual, através da professora Marina Tedesco, que atua como coordenadora adjunta da Ciranda. Dois bolsistas de extensão, Raphael Azevedo Silva e Clara Sacco, alunos da universidade, trabalham nas atividades ligadas ao projeto.

Depois do CineolhO, o convidado da segunda sessão foi o Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso, de São Gonçalo, que se apresentou no mês de outubro. Já estão agendadas as duas últimas sessões previstas para acontecer em 2014. Em novembro, no dia 12, na Sala InterArtes do IACS I (Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos), se apresentará o Cinegrada, ligada ao coletivo CRUA, do Rio de Janeiro, em comemoração ao mês da Consciência Negra. Já no dia 3 de dezembro, para fechar as exibições este ano, o Cineclube Donana, de Belford Roxo, fará sua apresentação, também na Sala InterArtes. Todas as sessões são gratuitas, de 18:00 às 21:30, e o público recebe certificado de participação por cada sessão assistida.

- Os cineclubes são importantes na história do cinema e queremos mostrar isso. A cada apresentação, nós e o público não só assistimos filmes, como aprendemos um pouco acerca da história daquele cineclube e sua metodologia de ação. Com isso, pretendemos compartilhar experiências e criar uma rede de trocas de conhecimentos. O nome ciranda deriva dessa ideia, de colocarmos para girar e partilhar esses saberes espalhados – explica Marina Tedesco, professora do Departamento de Cinema e Audiovisual e coordenadora adjunta do projeto.

Para ampliar a ação do projeto para além da universidade, a Ciranda de Cineclubes conta também com uma parceria interinstitucional, através das professoras Lídice Guerrieiro e Ellis Previtali, do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, o IEPIC, escola estadual que funciona em Niterói. A proposta é realizar sessões da Ciranda também para alunos da escola e, através de ação conjunta, consolidar o Cineclube do IEPIC, contando, para isso, com apoio dos bolsistas PIBID (Programa de Iniciação à Docência com alunos da UFF) que já atuam na escola em diversas áreas. No decorrer da Semana Pedagógica que aconteceu no final de outubro no Instituto de Educação, foi realizada uma oficina de roteiro, criação e exibição de curtas produzidos via celular pelos alunos, já como parte das atividades de parceria.

- Pretendemos estimular os alunos a consolidarem, no IEPIC, seu cineclube em 2015, a partir da compreensão do que seria um cineclube e como ele pode ser uma ferramenta importante para a discussão de temáticas a partir do uso do audiovisual. Mais ainda, pretendemos incentivar os alunos a produzirem filmes sobre a escola, seu entorno, suas realidades, para exibição e discussão posteriores nos cineclubes – detalha a professora Lídice Guerrieiro, da área de Sociologia do IEPIC e também coordenadora adjunta do projeto.

Já estão previstas, além das quatro sessões que estão sendo realizadas em 2014, outras quatro para os meses de março a junho de 2015. Ao final, aqueles que comparecerem a pelo menos quatro sessões receberão um certificado de curso de extensão de formação em cineclubismo pela Universidade Federal Fluminense.

Para quem quiser conhecer mais sobre o projeto e acompanhar a programação e todas as informações sobre as sessões, a Ciranda de Cineclubes conta com um site (www.anaenne.wix.com/cirandadecineclubes) e uma fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/cirandadecineclubes).

 

Contatos: Ana Lucia Enne – anaenne@gmail.com – 998562748

Marina Tedesco – ninafabico@yahoo.com.br

Lídice Guerrieiro – lidguer@gmail.com

Ellis Previtali - ellisprevitali@uol.com.br

Raphael Azevedo (bolsista) - raphael.azevedosilva@gmail.com

Clara Sacco (bolsista) - claribsacco@gmail.com

 

AUTORIZAMOS O USO INTEGRAL DESSE TEXTO, SEM NECESSIDADE DE CITAR AS FONTES.

bottom of page